Como ser chique no seu casamento

Hoje vou relembrar um assunto que é bom ser tocado, afinal, é sempre bom saber a cartilha do bom comportamento quando o assunto é casamento.
O casamento sempre foi uma cerimônia formal, com tradições, comportamentos e roupas determinados. Mesmo hoje em dia, com cerimônias diferentes, mais "descontraídas" digamos assim, a educação nunca pode ser esquecida. Pisar na bola pode render  piadinhas e fofocas por um bom tempo. Por isso, não arrisque.

COMO SER CHIQUE NO SEU CASAMENTO

1- NÃO  ENVIE CONVITE DE CASAMENTO POR EMAIL:

Se há coisa mais deselegante é mandar um convite assim, totalmente informal. Se já vai gastar para a confecção do convite, por mais barato que ele seja, não custa nada enviar direitinho pelo correio! Ou entregue pessoalmente. Os convidados agradecem e você fica bem na "fita".


2- NÃO EXIJA VALORES PARA MADRINHAS/PADRINHOS NEM LISTA COM PRESENTES CARÍSSIMOS:

A deselegância é óbvia, não é mesmo? Mesmo que haja convidados ricos na sua festa, é totalmente feio pedir valores ou presentes caros. Você não sabe se aquela família poderá dispôr do valor ou presente que pede. Ganhar presente de casamento é um plus, um agrado de quem vai. Não pode se tornar um martírio para juntar o dinheiro pedido ou comprar o presente carérrimo se a família não pode. O mais importante é, sem dúvida, o carinho e a consideração que os convidados têm pelos noivos. Li há um tempo, num perfil de noivas uma mulher indignada que ganhou 500 reais dos padrinhos. Ela, além de ser mal agradecida (pois podia ganhar menos ou nada) ainda ficou se queixando que não podia pagar isso ou aquilo com o dinheiro. Bem, não preciso dizer que foi linchada verbalmente no post. Ninguém tem obrigação de dar a quantia que a noiva quer. Cada um sabe o limite para isso!!! Vai que os padrinhos e madrinhas estão com dificuldades financeira? O dinheiro vale mais do que o afeto e a presença deles no seu casamento? Pensem nisso.


3- NÃO  PASSE SAPATO, CUECA NEM GRAVATA:

Por motivos iguais aos dos presentes; o convidado muitas vezes pena para estar no seu casamento, já gastou para comprar roupa nova, já gastou com o presente; não tem obrigação de dar mais dinheiro. É muito desagradável. E, como fotógrafa, presencio pessoas que não querem fazer parte disso, mas são "obrigadas" pelos amigos e do noivo e por ele mesmo, às vezes também forçado a isso. Outro dia, numa festa de casamento, me deparei com o inimaginável: pessoas cortando pedaços da cueca do noivo!!! Gente, pelo amor de Deus! Isso é grotesco! O noivo falando que não queria, já estava assado até e os amigos não queriam saber. Fotografei tudo isso abismada.... Bons modos cabem em qualquer casamento.



4- NÃO BEBA EM EXCESSO:

Mais uma etiqueta evidente, para qualquer hora, na nossa vida. Além de sabermos que álcool em excesso faz mal (ou em menor quantidade, tanto faz, não bebo), vejo excentricidades em algumas festas de casamento que me dão arrepios. "Brincadeiras" onde os noivos são levados a beber, sabe-se lá o que, e quando não estão acostumados, acabam passando mal, caindo de sono e bêbados. Se o objetivo da festa é curtir e LEMBRAR depois, a bebida, nesse caso, se for exagerada não ajuda né!
Mesmo que digam, a festa é minha eu faço o que eu quiser. Sim, faça o que quiser, apenas depois não reclame se não lembrar de algum vexame que fez, de alguma foto que tirou e postou e não devia, de ter dito algo que não devia, de ter caído no meio da festa, por tanto álcool na cabeça. Defendo a diversão da festa, mas diversão não significa beber até cair. Muito pelo contrário, pessoas elegantes sabem a hora de beber e parar. Ah e mais uma coisa. Não tem nada, nada mais horrível do que uma mulher bêbada e desgranhada no seu vestido caríssimo.



5- NÃO CHEGUE ATRASADA NA CERIMÔNIA: 

Gente, já era a época em que era legal a noiva chegar atrasada.  Hoje em dia isso não deve acontecer, por vários motivos:  a igreja/paróquia pode ter uma missa em seguida do seu casamento; pode haver outros compromissos do celebrante naquele local; os convidados correram para chegar antes e te ver (a maioria); o noivo sempre chega antes para te esperar...rsrs; as cabeleireiras, maquiadoras, estilistas sempre marcam hora para que? Para entregar a noiva pronta no horário!!!!! Portanto, não há a menor razão que justifique um atraso de 10 minutos nem meia hora. É claro, exceto se um infortúnio acontecer como o pneu furar, alguém morrer.... mas de resto, é responsabilidade da noiva estar presente na hora marcada. Bom senso, bom senso!!!!


6- NÃO ESCOLHA MÚSICAS SÓ PELA MELODIA. SAIBA DO QUE ELAS FALAM.

Ah música, quem não gosta não é mesmo? Mas, por mais que gostemos dessa ou aquela música, a letra deve ser levada em conta! Jà pensou entrar/sair da igreja com música que fala sobre tragédia amorosa, separação, temas tristes em relação ao casamento? O que de bom estará trazendo para aquele momento? Pensem bem queridas noivas. Bom senso é o melhor remédio!

Até a próxima.

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro para casamento evangélico, na igreja

Vestidos de Noiva para Noivas Evangélicas

Dicas de roupas para casamento no inverno