Casamento Duplo - o que levar em consideração




Olá! Hoje o assunto será casamento duplo. Irmãos gêmeos, primos, melhores amigos, as razões para se casar ao mesmo tempo com outro casal são várias. Mas uma coisa é certa: que haja afinidade.


Basicamente podemos dividir as despesas desse tipo de casamento em 2 tipos:

1- Proporcionais

Este tipo de despesa são os que, não importa o número, os preços vão aumentar ou diminuir, conforme o volume encomendado: doces, lembrancinhas, número de mesas num buffet, decoração por mesa, bolo, comida, fotografia, convites.
A questão é simples: tudo que envolve maior tempo de trabalho, é mais caro. Por outro lado, o que pode acontecer é de os noivos conseguirem um bônus por trazerem mais "trabalho" para determinado profissional. Exemplo: A maquiadora, que antes faria maquiagem só para uma noiva, 1 mãe, 4 madrinhas, por exemplo, pode se ver na situação de fazer o dobro de maquiagens. Por tanto trabalho, pode sim cobrar um valor diferenciado, afinal as noivas escolheram ELA como maquiadora. Entendeu o raciocínio?  

Foto: caseaquibrwordpress.com

Foto: mulpix.com

O mito de que contratando um par de fotógrafos onde, um fica para cada casal, é completamente furado. O resultado nas fotografias será evidentemente incompleto. O correto é, ao meu ver, 4 fotógrafos, 2 para cada casal, já que o normal é um par de fotógrafos para 1 casal. Porque a noiva não pode/deve dividir um par de fotógrafos? Ora, nós rebolamos no altar e em todos os momentos do evento para não deixar escapar os ápices do casamento, que são: noiva entrando; noivo emocionado ao vê-la; beijo do pai na noiva, mãe da noiva emocionada; o noivo cochichando para a noiva, ela emocionada; a troca das alianças e a avó lá atrás também emocionada. Imaginem isso multiplicado pelo número de parentes e padrinhos presentes? Como que um par de fotógrafos vai dar conta de 4 pessoas? Humanamente desfuncional. 
Se eu sou uma fotógrafa com responsabilidade, avisarei sobre o risco de se fotografar apenas com um par de fotógrafos. Pois não há tempo hábil para um casal captar tantas ações e emoções de um casamento assim. Por isso sempre faço questão de 4 fotógrafos. Assim cada casal terá seu tempo de fotos totalmente para o par contratado. Garantindo, assim, os melhores momentos, sem euforia.


2- Individuais:

Os itens de despesa individuais são: roupas de cada um (cada um escolhe o modelo, valendo assim para madrinhas e mãe das noivas e noivos); bolo de cada casal (pode ser diferente, cores, formatos e recheios, obviamente); álbum de fotos; atrações da festa;  Músicos; Dj; preço do aluguel do salão (o preço é um só para x ou 2x de convidados.) 



E agora?

Bom, pra começo de conversa os casais devem ter muita sintonia e organização. Devem ser flexíveis, porque cada um tem um gosto, um jeito de querer as coisas. E não é uma tarefa das mais fáceis.
As tarefas podem e devem ser divididas entre os casais: noivas cuidam de pedir orçamentos; homens ficam com a parte da escolha do buffet (bebidas); as mulheres cuidam da decoração (e aqui vale fazer o DIY - faça você mesma); escolhem as músicas e os homens, pagam as contas..
Geralmente os convidados serão os mesmos familiares, exceto se forem 2 casais de famílias diferentes, aí os convidados serão de famílias diferentes e poderão ser em grande quantidade mesmo. Fora os amigos e alguns colegas de trabalho. Isto, numa festa tradicional.
Os casais podem fazer um mini wedding, um casamento em espaço menor, com poucas pessoas, num ambiente como casa; restaurante; chácara pequena.  Isso vai depender se as famílias dos casais moram próximo da cidade ou se moram no exterior e não poderão vir; se os noivos querem assim mesmo, apenas algumas pessoas da família.
Usa-se um só convite, assim a comunicação do evento fica clara e fácil. E economiza-se nessa parte, aliás.
Recomendo muito a contratação de uma cerimonialista, no caso de possibilidade. É uma profissional já acostumada com as etapas desse tipo de preparação e terá facilidade e agilidade para preparar tudo.

 Foto: bhcasamentos.com.br


Momentos de nós 2:

Apesar da praticidade em se casar junto com outro casal, os momentos únicos de cada um devem ser preservados, principalmente pela fotografia. 
Cada casal merece sua própria lembrança desse grande dia. Desde o making of, se as noivas estiverem no mesmo local, serão fotografadas juntas e em separado. E depois, momentos como entradas e saídas, corte do bolo, fotos posadas, danças principais podem ser feitos em separado: Primeiro um casal, depois o outro. Na minha opinião essa é a melhor saída. Até porque, se as noivas quiserem entrar juntas ou com seus pais, precisarão encontrar um salão com portas largas, corredor largo para os vestidos. Além do mais, serão fotografadas juntas na maioria das vezes. Então, noiva, pense bem, é melhor entrar primeiro ou depois e ter fotos só sua e do seu pai e do seu noivo.
Já no altar a história é outra. Geralmente os casais ficam lado a lado. De repente, pode-se ter uma distanciasinha, nem que seja de 30 cm entre um casal e outro, e assim poderemos fazer fotos mais "individuais" de cada um.
Na hora da saída dos casais, saindo um de cada vez, também é uma ótima ideia.
Depois, um ensaio dos casais, fotos protocolares, cortando o bolo, danças, podem ser feitas um de cada vez e claro, todos juntos também. Mas o motivo maior é proporcionar a cada um lembranças do casal. Isso é muito importante preservar.


Foto: trecreative.com

Lua de Mel:

Bem, na lua de mel geralmente os casais querem é curtir sozinhos, mas nada impede que os 4 amigos/familiares viagem juntos para o mesmo local. Podem ficar em hotéis diferentes, por exemplo, ou podem fazer um roteiro em x, isto é os casais farão as mesmas viagens, só que um vai do destino X para o Y e o outro vai do Y ao X, podendo se encontrar no meio do caminho. Ou podem traçar destinos, onde se encontrarão na cidade final e curtir esse pedaço da viagem juntos, que tal?

Bom, espero ter ajudado. Abraço a todos os casais, feliz casamento e até a próxima!


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