Para ter sucesso na festa de casamento

Olá!
Essa dica é fundamental, importante e talvez muita gente se esquece dela. Essa dica serve para festas de 15 anos e até Bar Mitzva também.

Não é de hoje que sabemos que organizar uma festa, com conforto e o mínimo de decoração e serviços não é barato. Entretanto, para mim, o diferencial para uma festa ser um sucesso está em 3 bases: PLANEJAMENTO,  ANTECIPAÇÃO, PESQUISA DIRECIONADA.

Recebo muitos emails de noivas que pedem orçamento e vão se casar logo, com menos de 6 meses de tempo. Então acabam esbarrando no que? Falta de planejamento para encaixar alguns serviços de última hora.

Bem, vamos lá: Para a festa ter sucesso e QUALIDADE, você precisa:

1- PLANEJAR COM BASTANTE ANTECEDÊNCIA.

Defina o quanto pretendem gastar, montem uma planilha. Calculem o quanto de renda poderá ser destinada mês a mês para o evento. Falaremos mais a fundo sobre isso em outro artigo.

Foto: guia Noiva Brasil

2- PESQUISAR AS GRANDES DESPESAS PRIMEIRO

Há alguns serviços no casamento/15 anos onde o investimento será maior que em outros, seja pela razão que for. Recomendo que em certos casos, como buffet e fotografia, NUNCA abra mão da qualidade. Porque o seu grande dia não volta mais e essas são coisas que não se deve contratar apenas pelo preço.
Despesa com aluguel de salão costuma ser o que as noivas fecham primeiro. Mesmo assim, pesquise todos os salões possíveis dentro da sua cidade ou até cidades vizinhas. 
Verifique todas as possibilidades do salão: o que está incluído e não; se há desconto conforme a forma de pagamento. Em geral os salões dão descontos para fechamento antecipado ou dias e horários diferenciados.
Note que você não precisa fechar o serviço mais caro só por causa da qualidade, mas com certeza há serviços com melhor custo benefício e qualidade. Tudo é questão de pesquisar sem preguiça.
Pela ordem, serviços que geram investimento alto são: ALUGUEL DE SALÃO; DECORAÇÃO; LUA DE MEL; ALUGUEL DA IGREJA; FOTOGRAFIA E FILMAGEM; BUFFET.
Durante a pesquisa direcionada os noivos vão perceber o que pode ser tirado da lista; certas extravagâncias que não farão falta.
Também vale perguntar às amigas que casaram, os contatos dos serviços que elas contrataram nos seus casamentos, se vocês gostaram do serviço, é lógico. 

Foto: Dicas de Mulher

3- ANTECIPAÇÃO:

Ao fazer a pesquisa e determinar o que será contratado, o correto seria já acertar a forma de pagamento; dessa forma os principais gastos já vão sendo pagos, dissolvidos com o passar dos meses.
Além disso, quando o casal antecipa as preparações, restará pouca dor de cabeça para o final, ou nenhuma. 
Eu considero que a contratação de uma CERIMONIALISTA é fundamental. Ela vai ajudar a noiva a encontrar as melhores soluções e dessa forma, vai poupar muita energia e dinheiro do casal. Pense em quantas horas de pesquisa são poupadas já que a cerimonialista trará tudo nas mãos do casal? Este tipo de serviço é uma segurança, principalmente se o casal não tem tempo hábil para uma pesquisa tão densa.

4- CASAR EM DIA DE SEMANA: 

Porque não casar numa sexta? Em geral aluguéis de salão tem preço diferenciado em dias de semana. Façam a comparação !!!! Vão ver que compensa. Alguns outros serviços também podem ter preço diferenciado.
Além do que, a variedade de dias livres deve ser maior, já que a maioria casa no sábado.

Foto: Guia de Noivos

5- CASAR NUM MINI WEDDING:

Uma das opções mais em alta cada vez mais é o mini wedding: Vocês podem fazer uma cerimônia intima na própria casa ou na casa, chácara ou sítio de alguém, um restaurante, evitando assim o gasto alto do aluguel de um salão. Nesse tipo de casamento muita coisa é menor: o número de convidados; o buffet; a decoração. E o Pastor ou Padre ainda pode ir fazer a celebração. O mini wedding é feito para poucas pessoas, as mais íntimas, quiçá só a família. E convenhamos, se sua lista de convidados não dá pra ser grande, pense nisso.
Saiba mais aqui Casamento diurno



6- DEIXAR OS SUPÉRFLUOS:

Se os noivos não tem condição de pagar por chinelos para as mulheres, tudo bem, isso não fará falta "entre aspas" né mulherada... mas é uma coisa que pode não ter mesmo. Além disso, um carrão para pegar os noivos ou mesmo lembrancinhas caras demais, entre outros.

7- FREQUENTE MAIS DE UMA FEIRA DE NOIVAS:

É importantíssimo estar cara cara com os fornecedores antes de se tomar uma decisão. E não há lugar melhor que uma feira de noivas. Nelas o casal poderá anotar os orçamentos, vantagens e detalhes da contratação do serviço. Além é claro, de poder escutar ao vivo aos músicos e degustar salgadinhos e doces.
As feiras costumam ter prêmios, sorteios para os casais, isso é muito divertido e útil também. Saiba mais aqui: Vantagens de ir a feira de noivas

8- VISITE SEMPRE SEU EMAIL E RESPONDA AOS ORÇAMENTOS:

Gente, eu faço questão de citar isto. Não tem coisa mais chata do que os noivos solicitarem orçamento e receberem mas não dão um alô sequer. Cada fornecedor gasta tempo para responder aos vários emails que recebem, além do dia cheio de tarefas que tem que dar conta. Não custa nada os noivos darem um retorno para cada um. Muitos fornecedores, inclusive eu, não gostam de ficar insistindo e perturbando os noivos, porque sabemos que muitos não gostam de perseguição, por isso, mais uma razão para responderem aos emails.
Tenham em mente que para um BOM FECHAMENTO de negócio, um BOM RELACIONAMENTO de ser o início de tudo!!

9- FAÇA VOCÊ MESMA/DECORAÇÃO:

Essa moda de a noiva fazer grande parte dos preparativos do casamento está muito em alta e é válida. Há diversos sites que ensinam fazer desde decoração a lembrancinhas. E eu acho uma saída muito fofa, e que com certeza vai poder reunir familiares e amigos para ajudarem. Vai dar aquele toque pessoal. Porém, cuidado! A decoração do casamento, por mais simples/rústica que seja, deve ser feita com critérios. Por isso, a decoração feita por profissional é sim o mais indicado, porque se a noiva não se atentar aos detalhes e ao mínimo necessário, vai acabar com uma decoração mixa, feia e que não tem nada a ver com o estilo que realmente gostaria. Vejam que a decoração é um item dos mais caros, mas não é por acaso. Há muito estudo e especialização pra não haver falhas no grande dia. Porém a noiva vai poder optar por decorações mais simples e então só cuidar de detalhes como lembrancinhas e decoração de mesas e cadeiras, por exemplo.

Foto: site caneca de leite

10- BUFFET OU O QUE?:

Pesquise as opções do que pode ser servido no seu casamento. Por exemplo, quem casa de manhã, poderá servir um BRUNCH, uma mistura de café com almoço. Esse tipo de combinação tem um preço. Um almoço como principal atração ou jantar, tem outros preços. E você pode trocar um filet mignon por um bom filé de frango com algum molho delicioso e um arroz a grega, por exemplo. Pergunte as possíveis substituições para o seu buffet ficar gostoso e ser um sucesso.
Também acho interessante, por exemplo, algumas pessoas da família, que sabem fazer aquela feijoada (num casamento no inverno) ou aquele churrasco, poderem deixar preparado para o dia da festa. Pessoas que tem intimidade com comunidades de igrejas podem conseguir que algumas senhorinhas façam o banquete. Claro que por um preço mais acessível. Imagine que caseiro, quanta devoção nesta comidinha.



11- E O VESTIDO DE NOIVA?

Essa não é uma das partes mais difíceis, convenhamos. Porque no mercado há milhões de modelos! Desde o mais simplório ao mais luxuoso. Entre um e outro há milhões de modelos cujos preços são acessíveis. Não há mistério! Mais uma vez procurar muito, provar muito e alugar. Pra quê serve comprar um vestido, se ele vai ficar amarelando na caixa? O aluguel sai bem mais em conta que a compra. Só aí a noiva economiza alguns mil reais.
O noivo não precisa de traje especial. Um belo conjunto de terno com uma gravata legal e um sapato decente já faz o traje completo.
Ah e outra coisa, não é porque o vestido será mais barato, que necessariamente será feio ou sem glamour. Tudo depende do ponto de vista ok?

12- MÚSICOS OU DJ?

As 2 opções são válidas, cada um no seu jeito, preço e dependendo de como será o casamento cabem até os 2 no mesmo evento.
Acompanhem o raciocínio. Não desvalorizo os 2 profissionais, mas não apelem para músicos baratos! Já rolou na internet um vídeo em que na entrada da noiva o músico de clarins foi um fiasco total tocando errada a música. E aí, me diz se isso não arruinou a gravação e o casamento da noiva? Gente, tem coisas que não podem ser mais baratas!!! Músico é coisa séria!  O DJ tem outra "pegada", ele traz seu equipamento, que também faz o preço diferenciar, mas ele já vem com tudo pronto; vai passar a playlist e pronto, cumpriu seu papel. Dependendo do seu orçamento você pode optar por músicos cuja banda é menor, mas que são músicos de verdade, por favor! E assim também o Dj que não vai precisar levar o seu mais top equipamento, e que nesse caso, vai cumprir o seu papel bem.
Já vi sites de noivas falando pra economizar em músicos. Gente, isso é o pior que uma noiva pode fazer, e vale para fotografia.

Banda WB Eventos

13- FOTOGRAFIA/FILMAGEM:

Já falei aqui sobre a importância de contratar um bom profissional, pois imprevistos acontecem  e os noivos tem de saber seus direitos em qualquer fase do processo da festa, isso com todos os profissionais. Porém a fotografia é algo de MUITA, extrema responsabilidade. Uma das coisas que o casal deve perguntar, e resolver optar por é: se o fotógrafo tem substitutos para o dia; se guarda cópia das fotos em algum tipo seguro de armazenamento; se é previsto no contrato, multa tanto para o atraso da entrega, quanto para o atraso dos noivos em escolher as fotos para o álbum; como será feita a entrega das fotos digitais, se em DVD, em alta, baixa resolução, o tamanho, quantas cópias, etc. Os noivos pensam que é só assinar o contrato, mero engano.  Por isso, um bom contrato de fotografia NÃO PODE SER BARATO. Justamente porque o fotógrafo tem que estar precavido, gerando segurança para ambas as partes por meio de seguros, contrato que resguardem os direitos de ambos; reputação ilibada (que é a boa reputação no mercado). Gerar um contrato seguro significa pagar advogado para escrevê-lo; pagar seguro para o equipamento em caso de roubo; pagar site ou sistema de back up para as fotos dos noivos não desaparecerem por acidente; pagar pelo tratamento das imagens; pagar pela diagramação do álbum e pagar pelo próprio álbum, além de muitas outras coisas. Tudo para que? Para que você noiva/o receba seu produto perfeitamente acabado e possa curtir seu grande dia por anos a fio.

Procurem uma empresa que lhes ofereça um com serviço, com SEGURANÇA. 
Pensem nisso.
Saiba mais aqui: 6 segredos para a festa de casamento dar certo
Até o próximo post!




Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro para casamento evangélico, na igreja

Vestidos de Noiva para Noivas Evangélicas

Dicas de roupas para casamento no inverno