Como organizar um casamento em 4 meses

Olá noivinhas! Esse artigo é para vocês que resolveram casar, assim de última hora e agora tem que correr atrás de toda a preparação. Uma missão impossível? Nem tanto! Basta seguir algumas dicas para que tudo no final saia como o desejado.

Algumas coisas que vocês precisam saber, é que financeiramente, terão que desembolsar uma quantia imediata, maior que num casamento programado com mais meses. É evidente, pois para conseguir datas para buffet, salão, fotografia e outros serviços, é preciso começar a pagar logo na assinatura do contrato.

Considerem também o seguinte: 

4 meses antes

Os itens principais devem ser colocadas em prática imediatamente: orçamento; data; estilo do casamento.

Com relação à data, encontrar um local para casar, pode ser mais difícil, pois a grande maioria já fecha contratos com meses de antecedência. Por isso, vale a pena pesquisar intensamente e até considerar a ideia de casar numa sexta feira por exemplo. Da mesma forma, decidir se casará de dia ou de noite, fará uma diferença no orçamento do casamento. E o estilo? Bem, uma das coisas que vai decidir o estilo, certamente será o lado financeiro. Pesquise bastante sua preferência e as possibilidades de se fazer o casamento no estilo que quer, do jeito A, B ou C.




O número de convidados certamente interfere na quantidade de verba, no local apropriado e no valor do buffet, por isso, fazer uma lista o mais objetiva possível, sem ficar tirando e pondo pessoas é a melhor saída. Vale a pena pensar num casamento mini wedding, onde só os mais chegados MESMO participarão.

Se vai casar no civil, é importante ir ao cartório logo de cara, para saberem os documentos e prazos para a preparação da papelada. Da mesma forma, deverão ir à procura de celebrante ou juiz de paz que vá ao local. Para saberem se tem a data disponível.
Se forem casar na igreja, talvez a escolha seja ainda mais difícil, pois elas, igualmente como nos salões, tem alta procura, e nem sempre a igreja onde querem casar, terá a data. Dessa forma, considere casar num só local com a festa.



Se vocês querem praticidade, podem optar por um local que já ofereça tudo. Decoração, buffet, dj, bar, luz e som e até fotografia. 

Por outro lado, se querem tudo personalizado, então não abram mão de uma BOA cerimonialista. Ela com certeza economizará seu orçamento e concretizará seus contratos de forma mais rápida e organizada. Mesmo que isso acarrete um custo a mais no seu orçamento.

Os convites devem ser feitos, porque há o prazo de elaboração + o de entrega. Veja neste link como fazer seu próprio convite e economizar: Faça seu próprio convite de casamento!



As fotos para o Save the date também devem ser feitas, para serem usadas para os convidados marcarem o dia - e é enviado digitalmente - e também podem ser usadas as fotos para a decoração.

Quanto ao vestido de noivas, não há tempo hábil para se fazer um personalizado, pois os designers precisam de no mínimo 6 meses para fazerem esse trabalho. Mas a noiva pode experimentar as vendas  de mostruário.



Logo também terão que falar com padrinhos, madrinhas para que eles se programem.

Então, não perca tempo! 

3 meses antes

Os presentes: é hora de se cadastrar nas lojas preferidas e fazer a lista.

Convites: para que a entrega seja mais rápida, vale a pena pensar em modelos preconcebidos, que ficam prontos mais rapidamente. Escolha também empresas que ofereçam endereçamento de envelopes para poupar tempo. Peça RSVP aos convidados até um mês antes do grande dia. Essa etapa pode ser feita por cerimonialista.

Acessório de noiva: nesse período você deve procurar os acessórios que irão compor o look de noiva, inclusive o sapato, quais profissionais irão fazer seu cabelo e make.

Lua de mel: os noivos já devem ter em mente para onde irão após o casamento; então é chegada a hora de fazer reserva de hotéis, traslados e o que for necessário para a viagem, e renovar o passaporte se for necessário.



Decoração: é o momento de pensar nos arranjos, nas flores da estação a serem usadas e eventuais arranjos de cabelo ou lapelas. Além do buquê é claro. Fale sobre tudo o que quer personalizado na decoração, para não faltar nada.

É hora de voltar ao cartório para marcar a data do civil, que pode ser no dia da festa ou uns dias antes e já ter os documentos necessários. Assim, é só esperar a liberação do Diário Oficial - se for o caso - e dar entrada no pedido de avaliação pela paróquia da noiva, se forem casar em igreja.

Degustação: é hora de degustar doces, bolo, bem casado para escolher este fornecedor. E se a lembrancinha não for comida, deve ser procurada agora também.



Procure os animadores de festa, compre as alianças.

2 meses antes

È hora de entregar os convites. Para padrinhos é mais interessante receberem em mãos. Os convidados podem receber pelo correio.

Buffet: hora de decidir sobre o que será servido, visitando o buffet. É de bom tom selecionar duas ou três comidinhas para os amigos que  não consomem lactose, glúten e carne. Feche o contrato também com  fornecedor de bebidas.

Coisinhas: pense nos detalhes finais, como topo de bolo e objetos personalizados que irão para a decoração.

Chá de Panela: Prepare o chá, contrate o fotógrafo para esta reunião. Há cerimonialistas que também fazem essa reunião.

Se houver dj para a festa, faça a playlist para a cerimônia e recepção. Se for banda, ouvir-la tocando, ajustar detalhes de repertório também é bom.

È chegada a hora de  buscar alianças, decidir penteado e maquiagem.



1 mês antes

Reuniões finais, se já tiver cerimonialista, ela estará com o controle da situação, ou deveria estar. Se tudo estiver nas mãos dos noivos, é bom fazer uma reunião para que nada seja esquecido.

Prova do vestido. Juntamente com a prova do cabelo e maquiagem. É o dia em que a noiva terá um gostinho de como ficará no grande dia. Eu, como fotógrafa, aproveito este dia para fazer o Book Noiva, pois a noiva estará linda com seu vestido, acessório, sapato, make e cabelo, nada melhor do que registrar esse momento só dela, que vai ficar para sempre em sua memória.


























Transporte dos noivos: definir quem vai transportar a noiva tanto para o salão de beleza e de lá para o local do casamento e depois, para a festa. Será carro alugado? amigo, pai??
Já tive experiências de transportar noiva e debutante após o making of. É muito emocionante e também muita responsabilidade...

Com 2 semanas de antecedência, no máximo, pode-se fazer um tratamento na pele, nada muito forte que dure além do dia do casamento, mas é interessante se cuidar para estar mais que linda e lindo, no grande dia.

Um dia antes, fazer depilação, mão e pé, massagem e receber parentes próximos que porventura venham à sua cidade e à sua casa para lhe cumprimentar.

E lembrem-se nada de bebidas exageradas antes do dia do casamento. Vale mais uma noite tranquila de sono, que levantar embriagado só porque curtiu DEMAIS uma festinha anterior.

Bem, espero que tenham gostado. Compartilhem! E se vocês tem dúvidas e sugestões sobre outros assuntos, me escreva, vou adorar poder ajudar.

Beijos.

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro para casamento evangélico, na igreja

Vestidos de Noiva para Noivas Evangélicas

Dicas de roupas para casamento no inverno