15 itens super em baixa nos casamentos

É hora de respirar fundo, subir ao altar e dizer o sim mais certo da sua vida. Não, pera! Tem certeza que antes do grande dia você pensou em cada detalhe para a festa ser incrível não só para os noivos como também para os convidados? Não dá mais para fazer uma comemoração pensando apenas nos seus gostos, paladares e… nos presentes. Para você se sentir feliz, os convidados também precisam estar felizes, afinal são as pessoas mais importantes da sua vida, as que você escolheu para estarem ao seu lado nesse momento.

Veja agora o que está realmente em baixa e não cometa essas gafes:

1 – LOOK CAFONA: LUVA, VÉU CURTO E MANGA BUFANTE

Amiga do céu, tem coisas que há muito tempo já não rola mais para o look da noiva. Luva é um dos artigos que tem décadas que não se usa mais! Vamos combinar que fica até complicado vestir este item em um país tropical como o Brasil. Não há inverno que não seja quente o suficiente para você querer arrancar a luva logo nos primeiros 10 minutos de pista de dança. Mesmo assim ainda me deparo com noivas que usam luva.... 

“É claro que não se deve levar nenhuma dessas dicas ao pé da letra. Dependendo do contexto e do sonho da noiva, essas peças podem ser adaptadas para resultar em um visual supermoderno!”, Carol Hungria

2 – LEMBRANCINHAS DE “GAVETA”

Nada de presentear os convidados com lembrancinhas que não terão utilidade alguma para eles depois. Ninguém quer mais levar para casa sachês de cheiro ou chaveiros com os nomes dos noivos. O que está super em alta é a fotocabine (saiba mais aqui), mas as suculentas também têm sido foco de disputa entre os convidados e também bebida; docinhos; geléia; ervas, etc.. Todo mundo ama!










“Recomendamos presentear os convidados com algo que seja útil e que os faça lembrarem dos noivos. Atualmente, estão em alta os docinhos como bem casado, palha italiana, mel, minipotinhos com doce, plantas suculentas, aromatizador, ​espumante ou outra bebida personalizada”, Betta Lima Eventos

3 – FILAS

Fato mais do que comprovado: ninguém curte fila. Mas relaxa. Existem maneiras de desviar desse obstáculo. Uma delas é inserindo um serviço volante para que os garçons sirvam as pessoas nas mesas. Claro que para isso é preciso um amplo staff para ter rotatividade e estarem sempre oferecendo os quitutes para que não falte nada em nenhuma mesa. Já em relação às fotocabines, a solução é outra.

Escrevi outro artigo no blog, falando que para que se evitem filas pode-se oferecer 2 buffets e ainda chamar mesas por cor ou por nomes, assim um tanto de cada vez vai levantar e se servir.

“Uma forma de tornar o tempo de espera mais agradável é oferecer uma distração. Por exemplo, disponibilizar badulaques e apetrechos ao lado da cabine de fotos, assim os convidados vão se distraindo ao escolher o que vão usar para arrasar nas fotos!”, Betta Lima Eventos





4 – PLAQUINHAS/TOPO DE BOLO DE CUNHO MACHISTA

Essa eu particularmente sempre achei nada a ver...
O machismo está OUT! Essas plaquinhas dizendo “não foge, ela está linda” não estão com nada. Afinal, por que as pessoas acham que um casal só casa porque a mulher deseja assim? Diferente do que sugere aquele clássico – porém em baixa – topo de bolo do homem tentando fugir e a mulher o acorrentando, os dois estão subindo ao altar porque ambos estão apaixonados e decidiram tomar a decisão mais assertiva de suas vidas. Então larga para lá o machismo e invista em plaquinhas fofas (como essas abaixo), que demonstram o real motivo do casal estar ali, na cerimônia que vai mudar as suas vidas de uma vez por todas. ♥

5 – CHEGA DE ESPERA!

Assim como ninguém gosta de filas, as pessoas também não amam nem um pouco esperar. Sim, esse é o dia dos noivos e tudo deve estar voltado para eles, mas não custa nada pensar em alguma atração para os convidados enquanto aguardam a sessão de fotos do casal logo após a cerimônia. Contrate algum músico para entreter o pessoal ou até mesmo pedir para irem servindo alguns quitutes e bebidas para abrir a noite.


6 – BUFÊ SEM OPÇÕES

É essencial saber dos gostos e restrições dos seus convidados. Lembre-se que existem pessoas com intolerância à lactose, vegetarianos, gente que não gosta nem do cheiro do peixe, etc. É de bom-tom prestar atenção nesses detalhes e oferecer um menu amplo, que se encaixe em todos os tipos de paladar.

“Tem que ter comida vegetariana, carnes, peixes e crustáceos. Acho que quando o casal resolve fazer uma festa, ele está prestigiando os seus convidados. Nada mais educado e elegante do que servi-los da melhor forma, atendendo a todos os gostos!”, Ecila Antunes Gastronomia

7 – NÃO OFERECER COMIDA AO STAFF

Aquela antiga e famosa boa educação. Os fornecedores do casamento vão estar por horas a fio por conta da realização do seu sonho. Nada mais justo do que oferecer em troca alguma refeição. Isso deve ser conversado previamente com o líder de cada equipe para saber como é a questão dentro dessas empresas. Algumas já dão alimentação ao seu staff, outras, nem por isso. Então vale a pena fazer esse levantamento e conversar com o bufê para ver o que pode ser feito nessa situação.


8 – FOGOS INDOOR

Por favor, não. O Brasil já aprendeu da pior maneira possível os estragos que os fogos indoor podem causar com o caso ocorrido na boate Kiss, no Rio Grande do Sul, em 2013. Ao invés de pôr em risco a sua vida e dos seus entes queridos, que tal investir em um item que tem vindo com tudo, o sparkle?

Os sparkles vieram com tudo e pelo visto ainda ficarão por algum tempo, principalmente quando usado à noite. O efeito que ele gera para as fotos é muito legal e as noivas adoram!



9 – FOTOS DE MESA EM MESA

Só uma coisa a dizer: os noivos precisam aproveitar cada segundo da festa!

Isso pode ser um contratempo! É possível fazer fotos com os convidados durante a festa aleatoriamente, em cenários diferentes. Mesmo assim há noivas que gostam de passar de mesa em mesa... 

10 – PERDER MUITO TEMPO DA FESTA PARA TIRAR FOTOS

Não tem jeito. Os noivos têm que se distanciar durante alguns instantes da festa para poderem fazer as fotos clássicas com os pais, a família, os padrinhos, as madrinhas, as daminhas e os pajens. Ufa! É muita gente. Mas com planejamento tudo se encaixa no tempo perfeito e logo depois todo mundo já está liberado para curtir a pista.

Para ganhar tempo, a ideia é contar com a ajuda do cerimonial para reunirmos todas as pessoas que precisam ter essas fotos (família e padrinhos) e fazermos logo no início da festa para que possam ficar à vontade depois.

11 – ATRASO DA NOIVA: AINDA É TRADIÇÃO?

Não, não é mais tradição. E segundo o cerimonialista Roberto Cohen, nunca foi. O atraso da noiva acontecia pelo fato de nenhum dos convidados chegar na hora certa. O que é feito hoje em dia para driblar isso é colocarem no convite que o casamento começa uns vinte minutos antes do que realmente vai começar. Assim dá tempo das pessoas chegarem no horário previsto pelos noivos.

“Deve-se lembrar que passando de 30 minutos a sua igreja e/ou a sua cerimônia não ficará mais cheia, pois aquelas pessoas que se atrasam mais do que isso irão direto para a festa. Ou seja, você acaba penalizando aquelas que foram pontuais e chegaram na hora para ver a sua cerimônia. E pior: acaba se autopenalizando, pois fica com uma festa menor”, Roberto Cohen

12 – LISTA DE PRESENTES EM LOJA FÍSICA

Hoje em dia, é raro – raro não! Raríssimo – ter um casamento com lista de presentes na loja física. Esse item já era mesmo! O mais comum é ter lista em sites de lojas, assim todo mundo pode fazer as compras da comodidade da sua casa e você ainda recebe os presentes todos no seu endereço. Melhor impossível.

“Hoje, a lista real de presentes em lojas foi trocada pela lista virtual, que estão em sites de casamentos, para que os noivos recebam valores que possam ser revertidos em lua de mel, passeios ou objetos especiais para a sua casa. Isso se deve porque muitos casais já possuem casa própria e residem juntos”, Roberto Cohen

13 – LISTA APENAS COM PRESENTES CAROS

Nada de olho grande! É bom lembrar que os convidados gastam dinheiro com todo o processo para o dia do casamento. Muitos compram roupas novas, se maquiam com profissionais e por vezes têm que gastar dinheiro viajando para celebrar com você.

“A lista deve conter todo tipo de valor para que não deixe nenhum dos seus convidados constrangido”, Roberto Cohen

14 – PRESENTES NA FESTA: JAMAIS!

Entre no esquema que os noivos propuseram. Seja com uma lista em loja virtual ou em site de casamento para fazerem a lua de mel. Levar o presente na festa causa desconforto para o casal, já que eles não organizaram o espaço para guardar esses itens inesperados.

“Nunca foi belo. Hoje em dia, menos ainda! Ou seja, tornou-se uma gafe”, Roberto Cohen

15 – PASSAR A GRAVATA: NO WAY!

“O corte da gravata para recolher dinheiro dos convidados nunca foi e nunca será de bom-tom. Lembre-se que seu convidado se arrumou, fez roupa, cabelo, maquiagem, se transportou para lá, deu presente, ou seja, não é hora de ser extorquido e ser obrigado a lhe dar mais algum valor em espécie. Quem faz uma festa pensando apenas em ganhar presente está fazendo a coisa errada”, Roberto Cohen

E aí, curtiu a nossa lista de itens que estão em baixa nos casamentos? Para terminar, Roberto Cohen dá a última dica para você ter em mente quando começar a organizar o seu casamento.

“Festa tem que ser feita por prazer e receber o convidado é uma arte e deve ser muito bem feito”

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro para casamento evangélico, na igreja

Vestidos de Noiva para Noivas Evangélicas

Dicas de roupas para casamento no inverno