Como escolher a data do casamento?

Olá!!!! Hoje a dica é sobre como escolher a data do casamento.
Pode parecer fácil, mas às vezes não é, porque o noivo ou noiva pode ter uma ideia fixa numa data especial, e, nem sempre ela é a que o parceiro quer ou não está disponível para a celebração. 
Mas para facilitar a vida dos novos noivos, vou te contar umas dicas para acertar mais facilmente na data:

1- Sábado: para quem só tem sábado ou faz questão de casar sábado, tenha em mente que:

Pontos positivos: muitos convidados podem ir sem problemas à festa e  no domingo todos descansam.

Pontos Negativos: sábado é o dia mais disputado e em geral mais caro também. Se seu orçamento é bem limitado, pense bem, escolha uma opção mais adequada como sexta feira ou véspera de feriado e até mesmo domingo. Muitos locais de festa têm preços diferenciados para esses dias.




2- Outros dias: como foi falado, se o casal tem um orçamento limitado e topa trocar de dia, aqui estão os pontos positivos dessa escolha:

Um casamento de sexta feira pode começar mais tarde e ter uma cerimônia cuja festa se alongue madrugada adentro. Combina bem com pessoas descoladas.
Já um casamento em um domingo fica lindo na presença da luz solar e da natureza.

3- Parentes e amigos que moram longe: se esse for seu caso, e terá parentes vindos de longe, poderá pensar que a melhor opção seja mesmo casar num sábado ou domingo, principalmente se eles tiverem que dormir na cidade. Esse fator pode afetar a escolha da data.

4- Dias de comemorações e grandes eventos: o casal deve se atentar para dias em que há campeonatos de futebol mundiais, eleições, ou até previsão de passeatas próximo ao local (vai saber né?!). Tudo isso interfere no trânsito até o local da cerimônia e ninguém quer ter essa chateação no grande dia né?

5- Lua de Mel: vocês devem considerar que irão sair em lua de mel logo em seguida, não é mesmo? Se vocês já sabem que querem passar a lua de mel num local com neve, devem verificar qual data bate com a estação do local de lua de mel, da mesma forma se for o contrário. Verificar se a data do casamento é a melhor para lua de mel longe de altas temporadas também é muito importante. Já pensou vocês disputando um lugarzinho numa praia lotada ou em frente à torre Eiffel para um simples clic?

6- O orçamento! Sim, o orçamento muda dependendo da data e, consequentemente do tipo de casamento que se terá: dezembro, janeiro, maio e setembro são os meses mais populares para casamentos, por isso, os preços são inevitavelmente mais altos. Já junho, julho e agosto são meses menos procurados para casamento, então podem ter preços mais "em conta". 

7- A escolha da igreja: a igreja é um fator, muitas vezes de stress para o casal. Uma porque deve ser uma específica, do bairro na maioria das vezes; segundo as taxas!; terceiro, as regras; e por último a data, que dependendo da igreja, nem tem vaga mais no dia.

8- Clima: Pois é, muita gente casa em salão de festas fechado mas ninguém quer um casamento molhado isso é fato. E principalmente se os noivos casam em local aberto de dia, não querem chuva. Com razão. Por isso, verifiquem não só a data mas a época do ano, se tem previsão de chuvas constantes ou se é época de seca.



9- Flores: "As flores de plástico não morrem.." bem, assim diz a música, mas se você quiser flores naturais, terá que ouvir o decorador e saber que dependendo da época do ano, as tulipas que você tanto quer não são produzidas, ou se são, o valor será altíssimo por estar fora de época. Você não imaginou esse detalhe né? Mas é real! Pergunte para uma boa cerimonialista e decoradora que você verá. 

Por isso, o casal deve sentar, pensar o que vale a pena em se casando em tal data. Deve mesmo fazer um gráfico até, apontando, escrevendo os prós e contras de tais datas, levando em consideração os fatores acima: local da cerimônia, local da festa, lua de mel, buffet, decoração no dia, fatores externos e clima!!!!

A minha dica final é, não sejam afobados. Pesquisem bastante para que não tenham perrengues demais (ou nenhum) no dia do casamento. E, nunca casem por sugestão de alguém, o dia é vocês que decidem.

Bom, espero ter ajudado!!!! Conheçam outras dicas para todo o seu casamento no blog.
Comentem! Me sigam nas redes sociais e compartilhem para outras noivas.
Facebook.com/márcianorafotografia.

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro para casamento evangélico, na igreja

Vestidos de Noiva para Noivas Evangélicas

Dicas de roupas para casamento no inverno